CALVÁRIO EM CASTELO BOM

Arquitectura religiosa, vernácula. Calvário seiscentista ou setecentista, constituído por três cruzes do tipo latino, com a central mais alta, todas lisas, assentes em plintos paralelepipédicos.

 

Categoria

Monumento

Descrição

Calvário constituído por três cruzes implantadas directamente sobre o afloramento rochoso, a central mais alta, com faces principais viradas a S.. As cruzes são do tipo latino e apresentam as hastes lisas, sem ornamentação. As três assentam sobre plintos paralelepipédicos que mostram bases e remate superiores moldurados com cima reversa e inversa. O plinto da cruz central ostenta decoração na face principal do dado, constituída por caveira sobre cruz haspada. A cruz lateral O. conserva-se com as hastes transversais e com a parte superior da haste vertical partidas.

Acessos

Adro do Calvário

Protecção

Inexistente

Grau

3

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, está implantado directa e organicamente sobre um maciço rochoso granítico, situado nos limites da freguesia de Castelo Bom.

Descrição Complementar

 

Utilização Inicial

Religiosa: calvário

Utilização Actual

Religiosa: calvário

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 / 18 - provável construção; 2002 - obras no adro.

Características Particulares

Calvário de concepção chã, apresentando alguns elementos eruditos, nomeadamente nos plintos das cruzes e suas modinaturas, colocados directamente sobre o maciço rochoso. O dado da base da cruz central, mais alta, é decorado com o relevo de uma caveira sobre cruz em haspa.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; juntas preenchidas em argamassa; gato que consolida os braços em ferro.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, tomo II, Lisboa, 1708; BARROCO, Manuel Joaquim, Panoramas do Distrito da Guarda. Apontamentos referentes aos concelhos e freguesias do Distrito, Guarda, 1978; DIRECÇÃO GERAL DO PLANEAMENTO URBANÍSTICO, Plano da Área Territorial da Guarda. Património Histórico/Cultural. Concelho de Almeida, Almeida, 1984; AMARAL, Francisco Pires Keil; SILVA, José Antunes da, Castelo Bom. Recuperação Urbana e Arquitectónica, (Trabalho realizado para a DGEMN), s.l., 1987; Carta do Lazer das Aldeias Históricas. Roteiro de Almeida e Castelo Mendo, vol. 4, Lisboa, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - colocação de gato de ferro para consolidar a estrutura de uma das cruzes; 2002 - pavimento do adro.

Observações

 

Autor e Data

Filomena Bandeira 1996 / João Vilhena e Joana Vilhena 2002