FONTE ROMANA EM CASTELO BOM

Arquitectura infraestrutural, vernácula. Fonte de mergulho quinhentista ou seiscentista de planta rectangular regular composta por mãe de água, patim e respectivo acesso público através de degraus, enquadrados por muros em cantaria de granito. A mãe de água tem planta centralizada, quadrada, apresenta arco de volta perfeita na fachada e cobertura em abóbada.

 

Categoria

Monumento

Descrição

Planta rectangular composta por mãe de água e acesso público implantados em cota inferior à do pavimento envolvente e enquadrados por muros em cantaria de granito sobre os quais foi escavado um encanamento exterior de águas. A mãe de água, com fachada principal voltada a NO., apresenta planta centralizada, quadrada, tem arco de volta perfeita na fachada e cobertura em abóbada de berço que assenta em ligeiro ressalto do muro divisor. A fachada posterior encontra-se adossada ao paramento do muro da propriedade contígua.

Acessos

Estrada de Almeida

Protecção

Inexistente

Grau

3

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, situa-se nos limites da freguesia de Castelo Bom, junto da berma da Estrada Municipal para Almeida. Adossada a um muro de granito que delimita uma propriedade rústica, com a sua fachada principal voltada a NO., encontra-se implantada em zona de terra batida, em cota do terreno inferior à da via. Junto do muro da propriedade contígua encontra-se uma pia de planta rectangular hoje desarticulada do conjunto. À frente da fachada principal abre-se um patim em granito e, no seu lado O., estão implantados os degraus de acesso público ao tanque a partir dos quais correm dois bancos de apoio.

Descrição Complementar

 

Utilização Inicial

Infraestrutural: fonte

Utilização Actual

Infraestrutural: fonte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 / 17 - provável edificação; 1966 - beneficiação das fontes de mergulho da freguesia de Castelo Bom ao abrigo do Plano Comemorativo do Ministério das Obras Públicas.

Características Particulares

Fonte denominada romana, mas construída nos séc. 16 ou 17, notavelmente bem conservada, mantendo o arco da fachada principal em arco de volta perfeita desobstruído, bom como o acesso. Encontra-se parcialmente adossada e enquadrada por muros de cantaria. Pia de granito de planta rectangular, hoje sem função, encontra-se nas imediações, o que sugere ter tido em tempos qualquer articulação com o conjunto.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em granito; juntas com argamassa.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, tomo II, Lisboa, 1708; Ministério das Obras Públicas, Plano Comemorativo 1966, Lisboa, 1966; BARROCO, Manuel Joaquim, Panoramas do Distrito da Guarda. Apontamentos referentes aos concelhos e freguesias do Distrito, Guarda, 1978; AMARAL, Francisco Pires Keil; SILVA, José Antunes da, Castelo Bom. Recuperação Urbana e Arquitectónica, (Trabalho realizado para a DGEMN), s.l., 1987; Carta do Lazer das Aldeias Históricas, Roteiro de Almeida e Castelo Mendo, vol. 4, Lisboa, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Intervenção Realizada

CMA: séc. 20, década de 60 - conservação e consolidação do arco.

Observações

 

Autor e Data

Filomena Bandeira 1966 / João Vilhena e Joana Vilhena 2002