ALMINHAS EM CASTELO BOM

Arquitectura religiosa, barroca. Alminha de planta rectangular com nicho rectilíneo, remates em cornija e coberturas em coruchéu com cruz no vértice. No interior, um Calvário pintado.

 

Categoria

Monumento

Descrição

Planta rectangular regular de massa simples. formando um paralelepípedo vertical, com fachadas em cantaria granítica aparente, de aparelho isódomo, com as juntas argamassadas, remate em cornija e cobertura em coruchéu piramidal, com plinto galbado e cruz com hastes trilobadas no vértice. Fachada principal, voltada a NE., com o cronograma "1759" inscrito, sobre o qual surge vão rectangular fechado por porta de ferro parcialmente vazada. Na fachada lateral SE., foi aplicada a caixa de esmolas e, sobre esta, surge uma cartela onde se lê a inscrição gravada: "VOS QUE VINDES PASSANDO LEMBRAIVOS DAS ALMAS QUE ESTÃO PENANDO. 1895". As fachadas lateral NO. e a posterior são cegas. INTERIOR forrado com tábuas pintadas com a representação de um Calvário: Cristo Crucificado ocupa a parede testeira, a Virgem orante, ajoelhada, no lado do Evangelho e São João Evangelista no oposto.

Acessos

Estrada de Almeida

Protecção

Inexistente

Grau

3

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, com a sua fachada principal voltada a NE., domina a via denominada Estrada de Almeida sobre uma pequena elevação. A edificação encontra-se flanqueada por postes de alta tensão eléctrica e, nas imediações, construções incaracterísticas e uma das cruzes que compõem a Via Sacra.

Descrição Complementar

 

Utilização Inicial

Religiosa: alminhas

Utilização Actual

Religiosa: alminhas

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1759 - construção documentada no cronograma gravado na fachada principal; 1895 - obras de conservação assinaladas na inscrição e no cronograma da fachada lateral.

Características Particulares

Implantadas numa pequena elevação que domina o cruzamento de vários caminhos, estas alminhas seguem o modelo clássico de pequeno edifício de planta centralizada, datada com cartela cronografada e com inscrição invocativa inscrita na fachada lateral, sobre a caixa de esmolas, documentando obra oitocentista. Remate em coruchéu piramidal com cruz em trilóbulo sobre plinto galbado. No interior, três tábuas pintadas representam um Calvário.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; juntas preenchidas a argamassa; porta em ferro; pintura sobre madeira.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portugueza, e Descripçam Topografica do famoso Reyno de Portugal, tomo II, Lisboa, 1708; BARROCO, Manuel Joaquim, Panoramas do Distrito da Guarda. Apontamentos referentes aos concelhos e freguesias do Distrito, Guarda, 1978; Carta do Lazer das Aldeias Históricas, Roteiro de Almeida e Castelo Mendo, vol. 4, Lisboa, 2000.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMA; Junta de Freguesia de Castelo Bom

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 20 - obras de conservação.

Observações

 

Autor e Data

João Vilhena e Joana Vilhena 2002